terça-feira, 2 de setembro de 2008

040 - Texto sobre o curso da Laura Alvim.

Caros leitores e amigos,

Publico abaixo o texto escrito para a divulgação do meu novo curso que será lançado neste mes de setembro na Casa de Cultura Laura Alvim. Daquele mágico espaço guardo ótimas recordações, pois lá ministrei diversos cursos entre 1987 e 89.

DESENHO e CÉREBRO.
OUTROS CAMINHOS.
O curso "Desenho e Cérebro. Outros Caminhos." é o resultado de 25 anos de um trabalho de pesquisa no ensino do Desenho de Observação. Está baseado na releitura crítica, feita pelo professor Maurício Porto, do método proposto pela Professora Betty Edwards no livro Drawing on the Right Side of the Brain.

Maurício Porto foi um dos pioneiros na aplicação do método da referida Professora (1983). Em outubro de 1984, lançou o curso "Desenho com o Lado Direito do Cérebro" no MAM (Museu de Arte Moderna - Rio de janeiro) e no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Ainda em 1984, escreveu o prefácio da edição brasileira do livro Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, de Betty Edwards.

No final de 1985, ao ler o artigo "Right brain, Left brain, Fact and Fiction" da neurocientista Jerre Levy, teve confimada a sua desconfiança inicial da impossibilidade de se ensinar apenas a um dos lados do cérebro, passando então a considerar irrelevante uma possível ativação maior do hemisfério cerebral direito.

A partir de 1986, desenvolveu o seu próprio método de ensino do desenho, com uma didática inovadora. Criou dezenas de exercícios, baseados nas suas estratégias pessoais para desenhar. Embora seguindo outros caminhos, manteve o que considerou de mais interessante no trabalho da Professora Betty Edwards.

Segundo o professor Maurício Porto: "No método que criei para dar as aulas procuro desestimular a competição, estabelecendo um clima altamente relaxante na sala de aula, onde os alunos vão aos poucos diminuindo a natural ansiedade da expectativa e a normal auto-crítica. A minha maior preocupação sempre foi com o lado emocional. Procuro ajudar meus alunos, quando necessário, a superar possíveis bloqueios em relação ao desenho".
Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2008.