terça-feira, 22 de abril de 2008

036 - "Professor, é assim que eu desenho". 2


Caros leitores,
Este texto é praticamente uma continuação do anterior (035), portanto aconselho a todos a lerem o texto abaixo.
Nestes desenhos acima procuro mostrar um provável caminho que usei para "marcar" a garrafa e mostrar que ela "não surgiu do nada".
Imagem 9 - Mentalmente estabeleci o Enquadramento do Desenho.
Imagem 4 - Visualizei a parte principal do tema e imaginei a superposição de um polígono irregular (em amarelo). Este é um processo muito usado e ensinado que pode ser chamado de abstração geométrica ou geometrização do tema. Eu o considero ótimo porque, com a redução de todos os elementos a um simples polígono, fica mais fácil enquadrá-lo no formato.
Imagem 5
- Dividí mentalmente a folha no meio, tanto na vertical quanto na horizontal. Provavelmente marquei alguns pontos.
Imagem 6 - Concentrei-me na garrafa. Dividí mentalmente a reta MA ao meio e novamente ao meio no lado da garrafa. Dividí a reta MB ao meio e novamente ao meio na metade superior. Com certeza marquei estes pontos
Imagem 7 e Imagem 8 - Com a localização bem definida não foi difícil perceber as proporções e desenhar a minha garrafa. Na realidade não fiz "mágica" nenhuma. Qualquer pessoa que desenhe bem faria algo aproximado ou teria uma solução mais elegante ou mais eficaz.
O resto do desenho foi todo executado usando as mesmas estratégias que uso e ensino até hoje: percepção dos vazios, geometrizações, varreduras, triangulações e outros caminhos que utilizo para desenhar corretamente.
Até a próxima,

SantaTeresa, Rio de Janeiro, 23 de abril de 2008.
Dia de São Jorge.