segunda-feira, 7 de abril de 2008

027 - O Hélio e a Denise vista pelo Hélio.


Caros leitores,

O Hélio e a Denise foram meus alunos da segunda turma do meu curso, em agosto de 1983. Nesse início como já escrevi (ver texto 003), o curso ainda era no meu escritório na minha casa no Leme. Os dois, na ocasião, eram estudantes de arquitetura.
O desenho da esquerda é o auto-retrato do Hélio feito no começo do curso e tem as características típicas de um desenho infanto-juvenil. Ele já cursava o 4º ano da faculdade e ao meu ver, não tinha culpa nenhuma de não saber desenhar. O ensino de desenho é que era, e ainda é em geral, bem fraco nas faculdades de arquitetura do Rio de Janeiro.
No perfil que ele fez da Denise, quase dois meses depois, ele já apresenta uma certa melhora. O traço ainda está um pouco pesado e o cabelo mereceria um cuidado maior. Mas, de qualquer maneira, já não é mais um desenho do nível do anterior.
Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 8 de abril de 2008.