quinta-feira, 3 de abril de 2008

006 - O salto do meu filho André Porto.


Caros leitores aqui estão 2 desenhos de meu filho André. Ele foi citado nos dois últimos textos, ou seja nos que estão aí em baixo. O primeiro desenho é o seu auto-retrato feito no dia 23 de maio de 83, na primeira aula do meu curso. O segundo é um desenho que ele fez do meu perfil no mes de outubro de 83, 3 meses após ter terminado o curso. Em outubro de 83 ele ainda não tinha 13 anos.
Se o hemisfério direito do seu cérebro ficou mais ¨bacana¨ ou mais ¨ativo-inteligente-criativo, etc e tal¨, não tenho a menor idéia e nem como provar. Sou professor de Desenho e não Neurocientista e além do mais não tinha e não tenho acesso a equipamentos que pudessem ou possam me fornecer alguma prova neste sentido.
O que me interessa é que ele aprendeu a desenhar bem o real.
O resto, este folclore todo em torno do hemisfério direito, na minha opinião, é fruto da desinformação causada pela simplificação com que a maior parte da mídia trata a complexidade dos assuntos científicos, criando uma espécie de manual-de-ciência-de-mesa-de-bar, que beira a cultura de almanaque.
Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 3 de abril de 2008.