sexta-feira, 4 de abril de 2008

009 - Meu aluno Pedro e os Neurocientistas.

Caros leitores,

Aqui estão 3 desenhos do aluno Pedro de Araújo Lima. Pedro fez o meu curso no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) no final de 84, início de 85. Nesta época, eu ainda era um entusiasta do trabalho da Professora Betty Edwards. Temos aí em cima os já clássicos antes/depois, e embaixo o desenho que ele fez de sua filha. Pedro é neurologista e somos amigos até hoje.
Por ser neurologista, um estudioso, e ter ficado entusiasmado com o curso, ele fez cópias e me deu dezenas de artigos sobre a lateralização das funções cerebrais, assinados pelos maiores especialistas de todo o mundo. Eu já tinha alguns, escritos por Roger Sperry, Jerre Levy, Michael Gazzaniga e outros ( todos norte-americanos) e, principalmente, um de Vadim Deglin, neurocientista da extinta União Soviética. O material do Pedro foi um reforço muito importante naquela época.

Hoje com a internet tudo ficou muito mais fácil. Praticamente todos os artigos de Roger Sperry ( Premio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1981) estão disponíveis gratuitamente num Site. Para mim, foi muito importante ter lido tudo o que eu conseguia (evidentemente apenas artigos assinados por cientistas). Não queria ficar limitado às simplórias explicações da professora Betty Edwards em seu livro Desenhando com o Lado Direito do Cérebro e, muito menos, às curtas e fraquíssimas matérias, publicadas nas revistas de divulgação científica e nas seções de ¨Ciência¨ dos jornais.
Se você embarca numa canoa, verifique bem se ela não está furada. Eu dou este conselho exatamente porque eu só pude verificar depois. Isto ocorreu exatamente no final de 85, quando li o artigo ¨Right brain, Left Brain: Fact and Fiction¨ da cientista Jerre Levy em que ela critíca direta e duramente o trabalho da professora Betty Edwards. O artigo saiu na revista Psychology Today de maio de 1985.
Para quem não sabe, Jerre Levy dedicou praticamente toda a sua carreira profissional ao estudo da laterização das funções cerebrais. Foi aluna, assistente e colaboradora de Roger Sperry. Participou ativamente das pesquisas com os chamados ¨pacientes de cérebro bipartido¨. Hoje em dia é considerada uma das maiores autoridades mundiais neste assunto. A partir da leitura do seu artigo, mudei minha visão em relação ao trabalho de Betty Edwards.
Por agora é só. Como este é um tema muito complexo, prefiro retomá-lo futuramente.
Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 4 de abril de 2008.