sábado, 5 de abril de 2008

017 - Andó, o amigo do Arakaki.





Caros leitores,

 
Este é o Andó. Um jovem japonês que só falava japonês. Ele tinha acabado de chegar do Japão, não falava inglês muito menos português. Apareceu no MAM quando eu lancei o curso em outubro de 1984. Veio trazido pelo Arakaki, estudante da ESDI que já tinha feito uns 3 cursos comigo.
Arakaki o inscreveu e disse para eu não me preocupar. Andó estava morando na sua casa e de noite ele lhe explicaria os exercícios. Arakaki já tinha sido meu aluno neste curso e tinha tudo muito bem anotado. Ele insistiu para que eu não me preocupasse com o seu amigo e que eu desse o curso como se ele não existisse (coitado do Andó). O que ele queria era que o Andó não atrapalhasse ninguém. E assim foi. O Andó não ia entender ¨patavina¨ e eu ¨toquei o bonde¨.
De vez em quando eu dava uma força pra ele. Era pura mímica, complicada e divertida. O resultado aí está, acho que deu certo. Seria muito engraçado se depois de tudo isto o Arakaki me confessasse que ele, Arakaki, não falava nada de japonês.
Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 5 de abril de 2008.