segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Apresentação.


Caros Leitores,


Há muitos anos, meus alunos, parentes e amigos me cobram que eu escreva um livro do meu curso de Desenho de Observação, que eu ainda chamo de ¨Estratégias para o Desenho ¨. Eu mesmo me cobro. Mas, o que fazer? Tenho preguiça de escrever um livro, mas gosto, e muito, de escrever pequenos textos e crônicas.
Com a experiência que tive com o meu outro blog, http://mauricioportodesenhos.blogspot.com/, pude perceber que escrever textos curtos, três ou quatro vêzes por semana , me dava um imenso prazer. Portanto, talvez aí esteja a solução para o meu livro: ¨ Caminante no hay camino, se hace el camino al andar...¨ ( Antonio Machado). É isso mesmo. Quem sabe se eu caminhar dois, três ou quatro textos em cada semana, dentro de um ano e meio já estarei com o livro práticamente pronto? Então, o objetivo principal deste meu novo blog é o de escrever o meu livro... em gotas.
Nele pretendo divulgar o que penso sobre o Ensino do Desenho,
baseado na minha experiência de vida e no meu trabalho como Ilustrador (42 anos de atividade profissional) e Professor de Desenho e Perspectiva (26 anos de ensino). Professor principalmente de arquitetos, artistas plásticos, designers, professores universitários e estudantes de arquitetura, desenho industrial e artes.
Serão textos sobre as conclusões que tirei das minhas vivências como aluno e professor, e não seguirão uma ordem linear pré-estabelecida. Escreverei o que ¨me der na telha¨. Depois, pretendo juntar tudo e dar uma arrumada, ou talvez não. Deixarei do jeito que ficar.
O desenho do tênis colocado acima, foi um dos melhores desenhos de observação que eu fiz. Foi feito em 1983, para a Revista Viva da Editôra JB, na era a.c. ( antes do computador) , com lápis de cor nacional, olhando para um tênis real, e não uma foto. Todos os meus textos virão acompanhados de desenhos de minha autoria e, principalmente, dos meus alunos.
O tênis está aí para mostrar que Professor de Desenho que se preze tem que saber desenhar de verdade, e também para me lembrar que, com cinco stents nas coronárias, eu deveria caminhar todos os dias, de preferência com tênis nos pés e Antonio Machado na cabeça.

Até a próxima, uma boa 2ª feira ( se é que isto é possível )
Santa Teresa 5 de novembro de 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário